sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

E Tom Cruise Desistiu de Envelhecer



É IMPRESSIONANTE como alguns artistas como Tom Cruise resolveram adquirir um quadro que com certeza está ficando muito velho e acabado em algum quarto secreto de suas mansões! Chega a incomodar todo esse exibicionismo em tela grande, ainda mais quando o filme trata de uma trama mais inventiva e exige uma certa atenção mental, como um filme de investigação.

A história, baseada num livro (que prentendo adquirir) versa sobre uma investigação acerca de um assassino à la atirador de elite e vai se percebendo que há algo de podre a mais pelas cercanias...

Jackie Reacher, personagem que dá nome ao titulo do filme, vem como um justiceiro, cavaleiro solitário, um ser à margem da sociedade.

Personagens dúbios, uma cinematografia impecável e tudo em seu devido lugar permitem que o espectador faça a devida “imersão” no universo diegético.

Filmes com tom detetivesco sempre tem seu charme. Não é diferente aqui: todo o clima (principalmente os primeiros 5 minutos) mostra a força do cinema. Mostra porque cinema é, antes de tudo, IMAGEM. Sem diálogos, a força da montagem nos pega pela mão e nos arremessa diretamente para dentro do evento, do ritual de um personagem.

E uma obra que nos transporta via imagens mostra QUEM de fato os personagens são, não quem eles DIZEM ser. As sutilezas que isso impõe sobre uma trama é a premissa de se ter uma história para contar; pois ou se conta uma história por ter PERSONAGENS interessantes, ou por ter um EVENTO interessante.

E aqui se tem dos dois!

Mas - pasme! - isso não seria suficiente para quem é fã do astro de Hollywood. Infelizmente colocaram açúcar na coca-cola.

Clichês e lugares-comuns parecem ser uma imposição sobre algumas obras – e aqui vem o meu lamento para quando isso acontece sobre um filme que tem uma semente, uma premissa, uma razão-de-ser tão interessante quanto “Jack Reacher - O Último Tiro” (Céus! Lamuriar sobre alguns títulos abrasileirados é inevitável!)

Mais uma obra que o cinema americano mostra do que é capaz tecnicamente, em sua precisão, tão imprecisa em nossa cinematografia nacional.

Mais uma obra que o cinema americano mostra não ter coragem de fazer do jeito certo: respeitando as motivações dos personagens, os moldando devido a uma necessidade estético-plástica.

...

A primeira meia hora do filme é deslumbrante (vale DOIS ingressos).
A hora seguinte é MUITO BOA (vale a ida ao cinema).
A última meia hora... ah... acho que já vi isso antes... (vale uma saída rápida para comprar mais pipoca).

Vou ver de novo no cinema, mas com certeza sairei com uma hora de exibição.

E sairei muito satisfeito.

Indicado para: quem gosta de tiros, chutes, socos, suspense, ótima fotografia, excelente montagem, e quer dar um pau em quem é malandro. E quem quer ver o dorso nu e sarado do star.

Para saber tudo: http://www.imdb.com/title/tt0790724/

Um comentário:

  1. OPAZ, legal.. tá na fila pra conferir.

    E por falar em Tom Cruise já viu isso?

    http://grandeabobora.com/107452345651078228.html

    acho que dá pra atualizar com MISSÃO IMPOSSÍVEL rsss

    JOPZ

    ResponderExcluir