domingo, 20 de janeiro de 2013

Django com “D” Mudo – e Nada Mais.




Se gosto cinematográfico fosse uma democracia, eu seria voto vencido na questão do prazer em se ver Django.

Um à parte maior que o todo: meu desafio, quando resolvo compartilhar impressões e entendimentos cinematográficos, consiste em estar em duas pontas distintas, simultaneamente, sempre que possível: 1 - estar imerso sobre o universo proposto na tela (impressionismo) e 2 - analisar a obra sobre o entendimento de quem cria, do autor e de sua proposta (lembrando que na maioria das vezes um filme apresenta muitos autores).

Dito isso, estabelecido meu limite, assumo que é impossível, para mim, analisar Django Unchained (2012) sem falar de seu autor – o que, de antemão, faz com que a obra se posicione naquilo que eu chamo de “uma obra fraca”, que busca atender a soberba de seu criador.

Aqui Tarantino faz seu filme mais Tarantino de todos, basicamente uma auto-referência, um tributo autofágico, no seu propor da estética-pela-estética. Paráfrases visuais e estruturas narrativas autorrecorrentes ao longo das quase 3 curtas horas de projeção são um deleite àqueles que buscam nada, absolutamente nada, além daquilo que já esperavam antes mesmo de ver a obra.

O moto-contínuo “referência/tributo + historinha curiosa + violência + humor negro +  referência/tributo + historinha curiosa + violência + humor negro” segue em caravana, ininterruptamente, até o fim da fita.

Nunca Tarantino foi tão Tarantino, tão cópia de si próprio. Nunca foi tão autoral de si mesmo em sua oca criatividade, tão rica em diálogos. Tão talking heads.

E, ainda assim, divertido. Uma obra a serviço do entretenimento. E um desserviço ao cinema enquanto alcunha de “Sétima Arte”.
...
P.S.: Um filme, qualquer filme, merece, mais que tudo, ser degustado o mais livre possível de quaisquer preconceito – inclusive livre de trailers, no meu sonho utópico.
Tal qual um evento em nossas vidas.
...
O que de bom Django traz para mim, finalmente? Poder me observar e me entender mais na posição de quem busca, acima de tudo, uma boa história.


Para saber tudo sobre: http://www.imdb.com/title/tt1853728/

Nenhum comentário:

Postar um comentário