domingo, 20 de janeiro de 2013

O Tempo de Vida de um Chicle de Bola


Tem coisas que o cinema norte-americano faz, há muito tempo, que deveria fazer escola em outras escolas de cinema: o cine-chicle cheio de clichês.

Qual o tempo que um chicle de bola ocupa na sua boca? O mesmo tempo que deve durar seu entretenimento. E o resultado desse consumo? Além de não acrescentar grandes coisas biologicamente, não ter proteínas, carboidratos, ou quaisquer substâncias que realmente sejam substanciais ao seu organismo -  na verdade faz um desserviço dentário e estimula a produção de suco gástrico sem necessidade - o que acontece é que você está exercitando a arte da mastigação, que será muito útil quando for consumir alimentos que... alimentem!

Me perdoem os especialistas da área biológica, mas essa metáfora me explica a "necessidade" de filmes como "O Último Desafio" (The Last Stand - 2013). Um baita exercício da arte de se contar histórias se utilizando do que há de correto na indústria audiovisual: bom elenco, grandes nomes, emergentes com talento, apuro técnico e - lema do entretenimento - divertido.

Num mix de Rota Suicida com Missão Impossível - às avessas - o desfile de clichês ao longo da previsível mas honorável aventura ganha quando não se leva a sério - fazendo isso de forma séria. A identificação com a passagem de tempo do último filme do astro principal (10 anos, sem contar uma participação especial com Jackie Chan há 9 anos), olhando para nós mesmos, é até um bônus para a contação da história, onde autoironia é a palavra-chave do dia.

Você não vai ganhar nada com os 107 min de exposição. Mas também não vai perder.



Ao se tratar de entretenimento, é importante lembrar que empatar tempo já é lucro.

...

Se não acrescenta muito, entretém um bocado, e se anuncia como uma ante-sala dos próximos projetos do caricato herói de filmes de ação.

Ah sim: Rodrigo Santoro não atrapalha, mas também não ajuda muito, bem como seu personagem.

...

Se não gostar de chicle de bola, vá de pipoca mesmo.

...

Para saber as últimas:  http://www.imdb.com/title/tt1549920/

Nenhum comentário:

Postar um comentário