sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Avô Engraçado é Pai Que Não Deu Certo



Fiquei surpreso, comigo mesmo, ao perceber que nunca havia visto um filme com Billy Crystal numa sala de cinema.
O comediante que me inspirou muito em “Mr. Saturday Night”, “Amigos, Sempre Amigos” e – principalmente – “Harry e Sally”, dentre outras obras, descobri que sempre me visitou em home video (nem na TV aberta eu devo ter assistido a alguma obra com sua participação.)
Pois bem, foi com uma ansiedade benevolente que fui ver “Uma Família em Apuros” (Parental Guidance - 2012).
As desventuras de um avô e uma avó que precisam passar uma semana com seus netos, entrecortados por um drama familiar (entre pais & filhos), faz dessa obra, que me atrevo a chamar de “comédia republicamericana”, o todo a ser abordado.
Diz uma orientação para escritores e contadores de história que “se queres ser universal, fala de sua aldeia”.
Curiosamente isso não funciona muito bem aqui.
Desapegado da cultura interiorana norte-americana, fica um pouco difícil absorver boa parte das piadas (essa coisa dos filhos irem embora de casa assim que vão para a faculdade; a cultura do beisebol; os compromissos morais e valores tão fora de moda em terras tropicais como a nossa).
Você curte o Billy Crystal, como eu? Vai se divertir um bocado.
Não curte aquela forma tradicional dele entregar as piadas (sempre parece ter uma pausa ao final das piadas, como esperando as “claques”)? Então vai se aborrecer desde o início do filme.
Mas espere! Bete Midler e Marisa Tomei encorpam o elenco – e valorizam e equilibram o drama e o humor.
E as crianças são ótimas! Principalmente a primogênita, interpretada por Bailee Madison.
“Uma Família em Apuros”, de qualquer maneira, é o tipo de filme que sempre deveria estar em cartaz – uma comédia leve, escapista, descartável e aprazível, como uma caminhada no shopping (deveria ter uma lei que obrigasse o circuito comercial a ter sempre um filme assim em cartaz).
Para se ver em tela de qualquer tamanho.

É mais do mesmo.
O que é bom.
O que é ruim.

Mas não decepciona, e entretém.
O que é ótimo.

Indicado para: quem também passa por apuros em família e sabe rir disso.

Um comentário:

  1. Sabe que refletindo um pouco cheguei a conclusão que também nunca vi um filme dele na telona, Glauber?! E olha que ultimamente refletir tem sido meu exercício físico predileto! ahsuahsua abração

    ResponderExcluir