sexta-feira, 8 de junho de 2012

De Onde Viemos Não Devemos Voltar


O universo de Alien talvez um dia tenha uma merecida análise psicanalítica sobre esse monstro, sobre o desconhecido que podemos despertar, por adentrarmos num universo em que não fomos convidados a conhecer.
A não meter a mão naquilo que não se diz respeito. Mesmo quando pensamos ser de direito.
Talvez um alerta, talvez uma constatação de nossa própria natureza humana.
Enfim, o que tenho a dizer sobre o sétimo filme (incluo os dois Aliens x Predator) a abordar o universo concebido primeiramente por Dan O'Banon & Ronald Shusett, aqui escrito por Damon Lindelof & Jon Spaihts, é um recorte emocional e intenso de uma crônica sobre este universo.
Ambientado no mesmo planeta dos filmes de 1979 e 1986, mas num tempo anterior a estes, Prometheus se propõe a não macular a cinessérie. Uma parada difícil, mas que conta com a força do contador de histórias Ridley Scott, com um elenco multi-étnico - tal qual nos outros filmes - e com os efeitos especiais primorosos da Weta.
O foco aqui não está nas criaturas sanguinárias e de sangue ácido, inicialmente, mas na busca pela gênese humana, o que leva uma equipe a visitar um planeta, com condições de vida similares à da Terra, a pesquisar estas informações.
Claro que eles não estavam preparados para encontrar o que os aguardava ali.
Saber mais é não aproveitar o melhor do filme, que é seu próprio mistério.
Mas adianto que onde nada se acrescenta enquanto informação sobre a origem da nossa espécie, também não se acrescenta nada na mitologia da série.
Mas expande horizontalmente, em termos emocionais.

4 comentários:

  1. quando fui assistir Alien, O Oitavo Passageiro, fomos em turma de recém formados da Escola Técnica, ou seja, um bando de nerds quando essa palavra nem era conhecida no Brasil

    estávamos pelo motto de ficção científica... tudo bem

    o que eu não esperaa era o tipo do suspense :|
    ao sair tiveram que me dar uns tapas no rosto para voltar o "sangue as fauces"

    as sequências - não assisti a todos - eram só tiroteio e sanguinolência

    acho que Prometheus só promete efeitos de CGI e vai estragar o parco conhecimento que as pessoas tem do Mito de Prometeu e seu simbolismo

    ResponderExcluir
  2. OPAZ, tá na fila pra conferir.

    Real? Simbólico? Imaginário?

    Pra mim não importa... É ALIENS!

    JOPZ

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei mais de Prometheus, que me perdoem os fãs, do que da série Alien, com monstros menos aterrorizantes e menos nojentos, o terror em Prometheus ficou por conta do psicológico e a pergunta que evitamos fazer: se eram Os Deuses Astronautas e se esses mesmos deuses estivessem nem aí para nós?
    E vamos lá, como o mito Prometeu, desaficar os deuses...

    ResponderExcluir
  4. Demorou, mas finalmente assisti...

    visualmente um show... um tanto tenso... boas doses de terror e sangue como já é próprio da série ALIENS, deixa mais perguntas do que respostas... kurti... quero ver de novo.

    JOPZ

    ResponderExcluir