segunda-feira, 13 de junho de 2011

Estrela Menor do Dia

"Já vi esse cara antes - só não lembro onde, nem quando, nem o que fazia" - talvez você diga isso. Ou talvez seja cinéfilo como eu.


Quase anônimos, quase famosos, muitos artistas que vivem de suas imagens passam pela história do cinema pelas beiradas.

Stellan Skarsgård é um deles.

Sim, o nome não ajuda (mas Schwarzenegger também não, né?) - mas a sua "lata", meio eslava, meio comum demais, é o seu ponto forte/fraco. Sua atuação, sempre firme e presente, permitiu que esse sueco atuasse em mais de 100 produções, a maioria em língua inglesa. Ganhou vários prêmios em sua carreira de mais de 40 anos, incluindo um Urso de Prata em Berlim, e o de melhor ator no Mar Del Plata Film Festival e no Screen Actors Guild Awards. Suas atuações mais "populares" podemos conferir em "A Insustentável Leveza do Ser", "A Caçada ao Outubro Vermelho", "Gênio Indomável", "Ronin" (onde me tornei um seguidor de seus trabalhos), "Dogville", "Exorcista - O Início", "Rei Arthur", "Piratas do Caribe - O Baú da Morte", "Anjos e Demônios" e "Thor". Não vou dizer que ele trabalhou em "Mamma Mia" :P

Entre tantos, um detalhe curioso: Stellan trabalhou no prequel de "O Exorcista" (chamado de "O Exorcista - O Início") no papel do jovem Padre Merrin, que havia sido interpretado no original por Max Von Sydow. Stellan tinha 54 anos quando interpretou o "jovem" exorcista. Sydow tinha 44, quando o fez velho. E o prequel remete a história 10 anos ANTES no tempo. Faça as contas e veja com que velocidade as pessoas envelhecem hoje em dia...

O geminiano hoje completa 60 anos.

Todos os detalhes: http://www.imdb.com/name/nm0001745

Uma amostra do sistema solar dessa estrela menor: http://www.youtube.com/watch?v=9o-D7YmZ0rk&

2 comentários:

  1. ahsahsuaas ele trabalhou em Mamma Mia? Não acredito. Acho que ri tanto daquiilo que não lembro da presença dele no filme. Alias até agora não acredito que a Meryl Streep trabalhou naquela fita!

    ahsuashaus

    Fita? Em plena era 3D?! Putz, definitivamente estou ficando velho!

    ResponderExcluir
  2. Glauber, conheci os filmes do Stellan na Suécia [país onde morei e continuo com forte laços afetivos e de trabalho]. Entre várias atuações extraordinárias [em filmes fáceis de encontrar no Brasil], sugiro que vejas "Oxen", de Sven Nykvist [conhecido diretor de fotografia do Bergman] - os primeiros minutos [Stellan olhando o boi através da janela ao tempo em que olha o filho, aos gritos de fome] são inenarráveis. Veja também "The Slingshot", de Åke Sandgren, "Breaking the Waves", de Lars Von Trier e "Goya's Ghosts", de Milos Forman. Outros, só te mandando em sueco, sem legendas! Última, Stellan é dessas pessoas que se encontra nas ruas de Stockholm, sem frescuras.

    ResponderExcluir