segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O Monstro da Lagoa Negra (Creature From The Black Lagoon - EUA - 1954)



Puro Ar: das lembranças mais antigas de filmes na TV, com certeza o primeiro filme que me apresentou uma criatura sinistra, que me fazia estalar os olhos no escuro da noite, foi "o monstro". Provavelmente visto numa sessão noturna da Bandeirantes, que foi a minha grande fornecedora de obras mais "obscuras" da sétima arte, antes de eu frequentar as salas de cinema ou poder ter um cardápio mais interessante em videolocadoras.

Acompanhando a história numa tv 20 polegadas, vi um filme que contava a história de um grupo de pesquisadores que descobrem, num sítio arqueológico, num afluente do rio Amazonas, provas de um animal não catalogado.
Está tudo ali: o herói, a mocinha, o vilão que trabalha pro sistema e o monstro incompreendido.


Indo para a escola no dia seguinte, dentro do ônibus, eu procurava quem tinha assistido "OMONSTRODALAGOANEGRA", pronunciado de um jeito sinistro, como seu eu tivesse tido acesso ao terceiro segredo de Fátima.

Pelos dias seguintes, a brincadeira de assustar outras crianças era se esgueirar por baixo de tapetes e cobertas, como saindo da água, sem se revelar, sem agredir - somente se valendo de um passo lento e decidido.

A imagem - a única - que permaneceu pelas décadas seguintes em minha memória, é a do monstro saindo da água, no escuro, com sua passada lenta e decidida...

Mais tarde (pelos anos 2000), revendo o filme e reafirmando valores, compreendendo a obra em seu tempo, me deparei, sem ser avisado, como a estrutura do filme seria inteiramente re-utilizada 20 anos depois: Tubarão, de Spielberg, é uma grande releitura na forma como a história é contada. Também se vê elementos utilizados em Parque dos Dinossauros.

E não é uma homenagem, uma reverência, mas sim uma apropriação do gabarito da narrativa - me atrevo a dizer que o "tã-na-nã-na-nã" da trilha de Tubarão cheguei a ouvir durante um nado solitário da criatura bípede-aquática.

Curioso como entre a data de produção e o momento que vi o filme na tv deve ter passado quase 25 anos. E o filme, mesmo para o eu-criança, já se percebia como uma obra velha, claramente datada. Hoje não tenho a mesma sensação com filmes de 25 anos atrás (se De Volta Para o Futuro fosse exibido pela primeira vez hoje, do jeito que ele foi concebido 25 anos atrás, seria uma obra muito atual). Sensações muito pessoais? Sinais da idade?


"Monstros vs. Alienígenas" (Monsters vs. Aliens - EUA - 2009) tem a criatura como um dos protagonistas, mas numa versão anabolizada.

E, claro, foi feita uma trilogia do monstro - que não pretendo conhecer.

O elemento Terra está aqui.

E o trailer, aqui.

Um comentário: